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24.4.08 

Cenário (2/6)

Que Cena, meu!

Atravessa a cidade a ditadura da originalidade e do esquecimento. O restaurante Cenário do Hotel Vip Grand Lisboa (ou Grande Hotel Lisboa VIP? Ou Grande Lisboa VIP Hotel?) não esquece o que não se deve esquecer e tenta ser verdadeiramente original. Pelas piores razões.Movidos por modas, por ânsias (alguém disse por revistas como a Time Out?), todos querem ser diferentes. Mas são-no da mesma maneira. Vejo à minha volta pais que já não sabem o que fazer aos filhos nem a si próprios e uma oferta cada vez mais disparatada de serviços para os safar das crias e de si mesmos (noites em museus e aquários, a-te-eles, post-a-te-eles, spas, spes, vouchers, cursos de vinhos e de linhos...) Mas a experiência mais radical, para pais e filhos, está na proposta do restaurante Cenário do hotel VIP Grand Lisboa: passar umas horas num gigante cabaz de Natal, daqueles que se vêm em Dezembro nos passeios da Avenida de Roma) dentro de uma churrascaria de frangos para fora. Houve um episódio mais ou menos assim, na série quinta dimensão, em que um conjunto de pessoas ficavam presas num balde de esmolas. Episódio angustiante. Como uma refeição no Cenário.Uma sala comprida de vidros forrados a celofane amarelo daquele a fazer as pessoas amarelas, misturado com o fumo e os cheiros dos grelhados da cozinha.Será que é por isso que a sopa de abóbora estava amarga e pouco natural? Talvez. Rezo muito pelas pessoas que não gostam de sopa. Depois da conversão da Rússia, é neste flagelo que nos devemos concentrar. Naqueles que, quando se está num restaurante, nunca pedem sopa ou perguntam com ar de nojo "é de quê, a sopa", como se isso interessasse, ou como se pudesse ser de algo que não de legumes. Sopa é sopa. Come-se sempre, como se lê sempre o jornal independentemente das notícias. Mas a sopa do Cenário era tão pouco natural que desarma os mais devotos missionários da sopa. Devia ser do amarelo.Também diferente é o folhado de queijo, de massa semi-crua, neste sashimi de pasteleiro, com um queijo razoável por dentro, e a voz das criadas 'nino Lourenço não coma massa crua que lhe recoze na barriga.Um talharim com molho de carne demasiado substancial, como quem diz uma bolonhesa abrutalhada. Um porco preto mais preto do que porco. Está bem visto a experiência com carne seca ai não era carne seca, estava só esturricadinha?...). É que não é fácil secar assim o porco, torná-lo lenhoso, duro, sem graça ou sabor. Talvez seja dos raios UV filtrados pelo celofane.E quando tudo é amarelo e enfumarado (e cheira a grelhados) de pouco vale a simpatia distraída dos empregados.As sobremesas com bom aspecto têm uma qualidade superior ao resto e um preço que homenageia o edifício. Um brûlé de tapioca saboroso sai de cena para dar lugar, neste Cenário amarelo, à mousse de chocolate a conto duzentos e cinquenta, numa clara homenagem e reconstituição (agora tendo como objecto o bolso do cliente) daquilo que é a relação financeira da RTP com os bolsos do pagador de impostos. É que estamos na antiga sede da RTP, ou na Cinco de Outubro (quando essas Tordesilhas dos mamutes dourados da economia pública dividiam o país entre os estúdios do Lumiar e da Cinco de Outubro).O pior de tudo é que eles estavam ali, cozinheiros e ajudantes, amarelos e embaciados, à nossa frente, em fila, sem o resguardo de uma parede e portas basculantes. E a crítica de restaurantes, sempre próxima da crítica de teatro, identifica-se com ela quando todos os actores estão no palco, perto da plateia, num cenário amarelo e enfumarado. Triste Cenário.
Cenário
VIP Grand Lisboa Avenida 5 de Outubro, nº197
**mau
Timeut, n.º 30, 23ABRIL2008

Contraprovador

  • Lourenço Viegas, 54 anos, é geólogo e crí­tico gastronómico. Colabora semanalmente na Time Out Lisboa. Nasceu em Lourenço Marques e vive no Ribatejo. Tem duas filhas.
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