« Home | Adega da Tia Matilde (4/6) » | Casa da Comida (4/6) » | Uai (4/6) » | Big Mac vs Whopper » | Cop'3 (5/6) » | Toscano Casa de Pasto (4/6) » | Horta dos Brunos (2/6) » | Espaço 10 (2/6) » | Lampreia » | Estoril Mandarim - Dim Sum (5/6) » 

21.4.08 

Peixe FAQ

Tudo o que você nunca quis saber sobre peixe

O peixe é o mais importante do peixe?
Não chega um bom peixe fresco (selongo, rodovalho, cherne, abrótea e imperador no meu top). É preciso boas batatas bem cozidas, azeite com personalidade, pão para embeber e, acima de tudo, talheres de peixe.Comer peixe com talheres de carne é como operar às cataratas com luvas de boxe.

São verdadeiras as conotações entre o cheiro do peixe e o da genitália?
O peixe fresco e sadio não tem um odor forte. Tem um leve odor a mar, ou rio, e eventualmente a algas. Peixe com um odor forte não deve ser comido. Regras idênticas devem ser aplicadas à genitália. Pessoas que cheiram a peixe podem sofrer de Trimethylaminuria (doença metabólica rara) e devem consultar o seu médico ou farmacêutico.

Qual é a diferença entre douradinhos e douradinhas?
A dourada é um peixe prateado. Os douradinhos são um composto de qualquer coisa parecida com peixe sem valor nutricional de cor amarelada. A dourada tem uma mancha dourada na testa e é apregoada como douradinha por empregados de restaurante que querem vender animais de aquacultura com um lucro de 300 % a senhoras que não gostam de comer, nem conhecem nomes de peixes e dizem "para mim pode ser, então, a douradinha grelhada".

É verdade que a raia é menstruada?
Parece que sim, durante alguns meses. Informe-se junto da sua peixeira, mas não sobrevalorize a questão. A vaca, a porca e ovelha também têm menstruações regulares e não se conhecem interditos semelhantes aos aplicáveis à raia. Ou à mulher, a não ser no Antigo Testamento.

As sardinhas sabem a pimento assado?
Na composição da sardinha não há qualquer elemento cujo odor se assemelhe ao do pimento. Contudo, estudos realizados em Lisboa de Julho a Agosto de 2005 mostraram que num grupo de controlo, ao qual foi dado a comer de olhos vendados sardinha com uma substância placebo inodora de textura igual ao pimento, 65% garantem ter sentido o sabor a pimento. Estes dados mostram uma forte associação mental entre os dois sabores.


Há algum restaurante em Lisboa onde o cherne não seja perca do Nilo?
Infelizmente, muitos restaurantes enganam os seus clientes. Perca por cherne, pota por lula. Ajuda fixar: se é barato, é perca.

Há algum restaurante onde se pode comer peixe de lago de jardim, ou de aquário?
Dizia-se que os restaurantes de um campo muito grande, em Lisboa, há alguns anos, serviriam os espécimes vermelhos desmaiados do lago desse campo como salmonetes. Não foi possível confirmar o rumor.Os peixes de aquário pertencem às famílias das carpas. São comestíveis, mas espinhosos. Fritos, tipo petinga, podem fazer um aperitivo interessante. Em casa.

TimeOut, n.º 28, 9Abril2008

Contraprovador

  • Lourenço Viegas, 54 anos, é geólogo e crí­tico gastronómico. Colabora semanalmente na Time Out Lisboa. Nasceu em Lourenço Marques e vive no Ribatejo. Tem duas filhas.
Powered by Blogger
and Blogger Templates