« Home | Cabeça de porco » | Adega dos Lombinhos (5/6) » | Porto de Abrigo (4/6) » | Il Sorriso (4/6) » | Everest Montanha (4/6) » | Alentejo nas Docas (2/6) » | Colina (3/6) » | Taberna 2780 (5/6) » | Saldanha Mar (2/6) » | Zucchero (3/6) » 

26.11.08 

Thanksgiving

Tire o peru do Natal, Graças a Deus

O que é o dia de Acção de Graças?
O dia de Acção de Graças é aquela coisa que se vê nos filmes e nas séries americanas em que um grupo de pessoas, família e amigos, se reúne à volta de uma mesa com um peru no meio. E não é Natal.

E quando é esse dia?

Depende. Tal como o Natal, é um pouco quando um homem quiser. No Canadá é a 2ª segunda-feira de Outubro. Nos Estados Unidos é na 4ª quinta-feira de Novembro. A Time Out Lisboa segue o rito dos Estados Unidos na medida em que lhe falamos do assunto um mês antes do Natal.

Mas isso calha mesmo quando?

É só fazer as contas: este ano, 2008, calha a dia 27 de Novembro; em 2009 será dia 26; em 2010 a 25...

Qual é a origem do dia de Acção de Graças?

Ninguém se entende. Católicos dizem que é a Festa dos Tabernáculos. Judeus que é o Sukkot. Os Americanos apontam para uma origem múltipla que se reconduz a várias celebrações de agradecimento feitas por colonos em locais distintos no decorrer do século XVII. Os mais tribalistas dizem que vem dos índios.

O dia de Acção de Graças é uma celebração cristã?

É, na medida em que qualquer celebração americana tem um pendor religioso mais forte do que algumas missas em Portugal. Mas também não é, na medida em que não é um feriado religioso.

Depois do dia de Acção de Graças vem a sexta-feira negra?

Vem. A sexta-feira negra (Black Friday) é a sexta-feira seguinte à do dia de Acção de Graças. Nesta sexta-feira vai-se às compras (é uma celebração americana). Marca a abertura da época de compras para o Natal e as lojas fazem grandes descontos. Há expectativa quanto ao comportamento dos consumidores nesta primeira sexta-feira negra pós subprime.

Então a Time Out recomenda que se passe o dia 28 de Novembro no Colombo?

Não. A Time Out Lisboa recomenda apenas que se celebre o dia de Acção de Graças. Porque gostamos de celebrações.

Pode comer-se bacalhau no dia de Acção de Graças?

Não. Tem mesmo de ser peru. A segunda melhor coisa do dia de Acção de Graças é despachar o peru um mês antes e deixar o Natal entregue ao bacalhau e ao cabrito.

No dia de Acção de Graças dá-se graças de quê?

Em teoria, por tudo o que de bom aconteceu no ano anterior. O nascimento de um filho, a existência da Time Out, a manutenção de um emprego, a morte de um chefe.

É possível celebrar o dia de Acção de Graças em Portugal?

É. Não há qualquer impedimento legal ou burocrático.



É fácil celebrar o dia de Acção de Graças em Portugal?

Não. O problema é mesmo conseguir que um grupo de portugueses reconheça que lhe aconteceu qualquer coisa boa num ano e, ainda por cima, agradeça publicamente por isso. Muitos preferiam ser colonoscopizados na mesa da sala de jantar a mostrarem-se gratos em frente daquela gente toda por alguma coisa.

O que é que se come no dia de Acção de Graças?

Sopa de abóbora, peru assado recheado (normalmente com pão, ervas aromáticas e ovo) com gravy (molhanga) do mesmo, molho de amora e uma sobremesa de abóbora.

Se quiser saber mais, leia a receita inspirada nos seguintes sites: http://topics.nytimes.com/top/reference/timestopics/subjects/t/thanksgiving_day/index.html; e http://www.epicurious.com/articlesguides/holidays/thanksgiving/thanksgiving

O verdadeiro Peru do Thanksgiving

1. º O bicho

Esfregue um peru de 5 ou 6 quilos com sal e pimenta (e quaisquer outros ingredientes: manteiga de trufas, malaguetas, margarina com alho, pimentão, limão) e deixe-o umas horas à temperatura ambiente. Depois disso asse-o no forno a 180.º num tabuleiro com um copo de água. Vá regando. No fim, passadas umas duas horas, cubra com papel de prata. Vá inclinando o peru para escorrer para o tabuleiro o líquido que se acumula na cavidade.

2. º A molhanga (gravy)

Retire o peru do tabuleiro e deixe-o descansar 20 minutos antes de servir. Ponha o tabuleiro no bico do fogão (aceso), retire se necessário alguma gordura e junte duas chalotas picadas, bacon tostado, polvilhe de farinha normal. Quando as chalotas estiverem transparentes junte um copo grande de vinho branco e três copos de caldo de peru (ou galinha). Vá mexendo sempre até à consistência desejada.

3. º Para o recheio:

Seque os cubos de uma baguete. Refogue duas cebolas picadas e dois talos de aipo picados em manteiga. No fim, acrescente ao refogado duas chávenas de cogumelos. Junte tudo isto num pirex com dois ovos batidos, salsa picada, sálvia picada, tomilho em pó, sal pimenta e regue com meio litro de caldo de galinha. Cobrir com papel de prata e levar ao forno meia hora. Tirar o papel de prata para dourar (pode ligar o grelhador do forno).

Lourenço Viegas, 26.11.2008

Contraprovador

  • Lourenço Viegas, 54 anos, é geólogo e crí­tico gastronómico. Colabora semanalmente na Time Out Lisboa. Nasceu em Lourenço Marques e vive no Ribatejo. Tem duas filhas.
Powered by Blogger
and Blogger Templates