« Home | Tomo (Lisboa) » | Luís Suspiro (Lisboa) » | Cervejaria da Trindade (Lisboa) » | Pap’Açorda (Lisboa) » | Galeria Gemelli (Lisboa) » | Café de S. Bento (Lisboa) » | Sud-Expresso » | Terreiro do Paço (Lisboa) » | Teatro Nac. S. Carlos (Lisboa) » | XL (Lisboa) » 

29.12.06 

Gôndola (Lisboa)

O estranho caso da gôndola cheia

Na crítica de restaurantes, como na vida, deve evitar-se a generalização e o preconceito. Devem dar-se terceiras oportunidades, escutar o gosto dos outros, sacudir o dogma e começar sempre de novo.
Assim liberto, recebi a previsível sugestão do avô das minhas filhas (uma espécie de sogro) de fazermos o nosso almoço de Natal na Gôndola (no dia 26, que os dois dias já não chegam para a digressão das famílias modernas, que coleccionam afins como roupa de várias estações de que nunca se desfazem). Claro Senhor Embaixador, a Gôndola é uma óptima escolha, é sempre bom rever aquelas empregadas onde dizem que a Paula Rego se inspirou, uma carta sem sentido, os preços disparatados, o trânsito da Praça de Espanha.
Mas, sobretudo, a experiência vale por reviver uma das dúvidas mais difíceis de responder: o que faz aquela gente ali?
Se calhar acreditam no que lêem nos expressos guias de boa mesa: que a Gôndola se “fez restaurante italiano em versões de requinte, o que é raro encontrar em casas de tal culto culinário” e que certa refeição é uma “experiência inesquecível e que vivamente se aconselha”... Sinceramente, penso que não, que ninguém que ali vai procura previamente um guia de restaurantes, bom ou mau. Mas é certo que quem lá vai, se lesse as boutades transcritas, concordaria de pleno.
Serão os pratos do dia? Espetada de tamboril com gambas, moles a saber a queimado (a lembrar aquele cheiro quando se passa às seis da tarde por uma esplanada e está um casal de alemães a comer uma espetada de lulas muito esturricada que escolheram de uma ementa sebosa com fotografias). Ou será a carta italiana? Pastas desbotadas, os bistecos muito gordurosos de carne de qualidade média, o lombinho Ticino (o grau de banalidade impede mais adjectivação ou descrição).
Também pode ser o bacalhau com natas, desconchavado, ou o à brás, de médio para mau.
Talvez gostem daquela sala à direita quem entra, com luzes fluorescentes de bloco operatório com que os restaurantes poupam imenso dinheiro, tão acolhedoras como um talho, das correntes de ar pelas frinchas das janelas (o que vale é que o Sr. Embaixador parece imune à pneumónica) ou de um serviço que se arrasta, com um profissionalismo serôdio e alguma simpatia termal.
Acho que é uma espécie de macumba que leva aquela gente ali, imunes à agressão sensorial e financeira de que são vítimas (feitiço que leva a que o guia Frommer’s diga que o sítio é feio, os pratos são caros, não são grande coisa e, mesmo assim, lhe dê uma estrela em três...).
Diz-me a minha filha que é o jardim, que muitos advogados o escolhem para almoços de negócios, que é bonito ali almoçar tardiamente na Primavera. Deve ser, mas em Dezembro, à noite, a memória do pátio a 35 euros por cabeça, sem vinho, sai cara. (Por que não ir para o jardim da Gulbenkian, mesmo em frente?).
E o avô, que não tinha almoços de trabalho (trabalho também sempre teve pouco), deliciado com um bolo de bolacha rabiscado de compota de morango (desastrado desarrincanço nouvelle cuisine), antes do café diz, como sempre disse, que isto é o mais antigo restaurante italiano de Lisboa. Por quanto tempo mais, Senhor Embaixador, por quanto tempo mais?

Lourenço Viegas

www.contra-prova.blogspot.com

Melhor: Queijo fresco meio-gordo.
Pior: Comida sofrível a preços disparatados.
Pontuação: Sem estrela
(Sem estrela - De incomestível a come-se; * - Bom; ** - Muito Bom; *** - Excelente; **** - Excepcional)

Gôndola, Av. de Berna, 64, 217 970 426 (Lisboa), 12h30 – 15h00; 19h30 - 23h00, encerra Domingo, cartões de débito e crédito, 35€ / pessoa (!).

Contraprovador

  • Lourenço Viegas, 54 anos, é geólogo e crí­tico gastronómico. Colabora semanalmente na Time Out Lisboa. Nasceu em Lourenço Marques e vive no Ribatejo. Tem duas filhas.
Powered by Blogger
and Blogger Templates