« Home | S. Gião (Moreira de Cónegos) » | Olivier Café (Lisboa) » | Azia » | M. R. (Copenhaga) » | Ikea (Alfragide) » | Kais (Lisboa) » | Aleixo (Porto) » | Caracol (Lisboa) » | Il Gattopardo (Lisboa) » | Gambrinus (Lisboa) » 

10.8.07 

O Tarro (Odemira)

O Verão


Odemira é uma cidade muito bonita. Eu passo sempre as férias do Verão do meu pai em Odemira. Em Odemira está sempre muito calor e não há outros meninos para eu brincar. Quando o meu pai e a minha mãe se zangaram e a minha mãe foi viver com o tio Jêpê um dia ela disse espero nunca mais pôr os pés na morte lenta (é assim que ela diz Odemira). Quando estamos em Odemira jantamos sempre no mesmo sítio. O meu pai não gosta de mudar. A Paula da primeira vez que foi connosco para Odemira gostava muito do Tarro e dava muitos beijinhos ao meu pai. Este ano já queria sempre ir a outros sítios. O meu pai finge que não ouve. A Paula nunca quer dar trabalho aos senhores da cozinha. A Paula come sempre um bife que vem cru e depois ela cozinha-o na mesa. O meu pai olha para mim e pisca-me o olho. Ele acha que as pessoas que comem aquele bife são tontas. No Tarro muita gente come aquele bife. O bife que se cozinha na mesa é o mais caro da lista. Eu e o meu pai comemos sempre comidas que os senhores trazem cozinhadas lá de dentro. Por exemplo chocos com areia. O meu pai zangou-se um bocadinho por eu dizer ao senhor que queria chocos com areia como no outro dia. O senhor ficou vermelho.
A Paula fala muito. O meu pai não. Acho que os pais da Paula também se zangaram. Ela fala muito da ministra dela e diz coisas muito feias. Diz que ela a obrigou a trabalhar muito e que agora a quer tramar num concurso qualquer. A Paula já é crescida e é professora e a ministra dela está sempre a aparecer nos jornais e na televisão. A Paula nunca aparece nos jornais e na Televisão. Antes da Paula a Cristina aparecia muito na televisão. A Cristina não comia nada e o meu pai ficava muito triste. Antes de vir a comida o meu pai pede sempre uns camarões para mim e para ele. A Paula não gosta diz que são picantes. O meu pai pisca-me o olho e eu rio-me. Os senhores do restaurante também se riem quando dizem camarõezinhos e olham para ela. A Paula parece bonita. Os camarões são muito muito muito fritos e quase que se pode comer a casca. Eu e o meu pai comemos sempre a casca e chupamos as cabeças para irritar a Paula. Eu e meu pai comemos sempre sopa a Paula prova da nossa e depois às vezes pede para ela. Às vezes a sopa está muito boa, outras vezes não. O Tarro é numa rotunda e tem um café ao lado e lá fora uma bomba de gasolina. O meu pai gosta muito de restaurantes com bombas de gasolina ao pé. Quando eu era pequenina não dizia vamos ao Tarro dizia vamos ao Carro e as pessoas riam-se. O meu pai disse que um tarro é um tupperware de cortiça. A Paula não sabia. Às vezes comemos ensopado de borrego mas nunca está tão bom como o da avó Nanda. Quando eu era pequenina comia sempre aqueles gelados da olá que trazem brinquedo. Este ano comi sempre pudim ou melão porque eram muito docinhos. O meu pai diz que ficou muito orgulhoso de mim e os olhos dele brilharam. Como a minha mãe diz o meu pai é um bocadinho tonto. Eu gosto muito do meu pai. Quando saímos do Tarro não vamos logo para casa. Vamos dar um passeio a pé. O meu pai diz que é para fazer a digestão e para não irmos para a cama a cheirar ao bife da Paula. Para o ano quero voltar a Odemira e ao Tarro. (E eu gostava de te voltar a encontrar, nessa mesma mesa com o teu pai e talvez uma nova madrasta).






Lourenço Viegas

contraprova@gmail.com
www.contra-prova.blogspot.com





Melhor: A sopa, às vezes, o serviço e o ambiente, sempre.
Pior: Chocos com areia, às vezes.
Pontuação: Sem estrela
(Sem estrela - De incomestível a come-se; * - Bom; ** - Muito Bom; *** - Excelente; **** - Excepcional)
O Tarro, Estr. da Circunvalação, Odemira, 283 322 161, não fecha, cartões de débito e crédito, 18€ / pessoa.

Contraprovador

  • Lourenço Viegas, 54 anos, é geólogo e crí­tico gastronómico. Colabora semanalmente na Time Out Lisboa. Nasceu em Lourenço Marques e vive no Ribatejo. Tem duas filhas.
Powered by Blogger
and Blogger Templates